A área de inventário na advocacia é responsável por garantir que os bens de uma pessoa falecida sejam distribuídos de acordo com as suas vontades expressas em um testamento ou de acordo com as leis de sucessão. Advogados especializados em inventário ajudam os clientes a entender o processo de inventário e a lidar com questões como divisão de bens, impostos, disputas entre herdeiros e questões relacionadas à administração de bens. Eles também podem ajudar os clientes a planejar sucessões e a preparar documentos como testamentos e procurações.
No processo de inventário, os advogados podem ajudar os executores testamentários a identificar e avaliar todos os bens e dívidas do falecido, preparar documentos legais necessários, notificar os herdeiros e credores, e lidar com questões relacionadas à distribuição de bens. Eles também podem ajudar os herdeiros a entender seus direitos e obrigações no processo de inventário e a lidar com questões relacionadas a impostos e outros aspectos financeiros.
Os advogados especialistas em inventário lidam com todas as questões relacionadas a sucessão, incluindo a partilha de bens móveis e imóveis. Podem ajudar a lidar com disputas entre herdeiros, incluindo contestação de testamentos ou as ocorridas durante o inventário judicial.
Em resumo, a área de inventário na advocacia é responsável por garantir que os bens de uma pessoa falecida sejam distribuídos de maneira justa e legal e ajudando os envolvidos a entender e lidar com questões relacionadas ao processo de sucessão, inventário, judicial ou extrajudicial.