A área de direito do consumidor na advocacia é responsável por defender os direitos dos consumidores e garantir que eles sejam tratados de forma justa e equitativa pelas empresas. Os advogados especializados em direito do consumidor ajudam os clientes a entender suas opções legais e a resolver problemas relacionados a questões como fraudes, práticas comerciais desleais, contratos e disputas de garantia.
Os advogados de direito do consumidor podem ajudar empresas de e-commerce e consumidores a entender as leis e regulamentos que regem as relações entre consumidores e fornecedores, incluindo a proteção de dados pessoais e a privacidade. Eles também podem ajudar os clientes a lidar com problemas relacionados às garantias dos produtos, às políticas de devolução e às cobranças indevidas.
O foco do e-commerce é defender as empresas de reclamações de consumidores, inclusive quanto aos seus fornecedores e prestadores de serviço – tipo plataformas digitais (mercado livre p.ex.) – e empresas de transportes que desviam mercadoria.
Além disso, os advogados de direito do consumidor podem lidar com questões relacionadas à publicidade e à informação dos produtos, como a garantia de que os anúncios e rótulos sejam precisos e não enganosos. Eles também podem lidar com questões relacionadas à proteção do consumidor, como a proteção contra os golpes e fraudes, e ajudar os clientes a entender suas opções de recursos.
Em resumo, a área de direito do consumidor na advocacia é responsável por defender os direitos dos consumidores e garantir que eles sejam tratados de forma justa e equitativa pelas empresas, lidando com problemas como fraudes, práticas comerciais desleais, contratos e disputas de garantia, através da negociação e representação legal.
Serviços
Dentre os nossos serviços se destacam:
- Contratos de adesão
- Publicidade e oferta ao público
- Direito de arrependimento
- Venda casada
- Recusa de venda
- Envio de produto ou serviço sem solicitação prévia
- Índice de reajuste diverso da lei ou do contrato
- Vedação de repasse de informação depreciativa sobre o consumidor
- Propaganda enganosa / Produto com vício ou defeito
- Desrespeito às normas técnicas
- Responsabilidade e indenizações do fornecedor/fabricante/produtor/vendedor
- Telefonia – problemas com operadoras
- Transporte
- Responsabilidade de empresas aéreas
- Pacote turístico
- Erro médico
- Seguro-saúde (planos de saúde)
- Anuidades escolares
- Financiamentos
- Empréstimos bancários
- Cartão de crédito
- Cheque especial
- Análise e revisão de contratos bancários
- Cláusulas abusivas
- Exclusão de encargos cumulados/Capitalização de juros/ Multa e Comissão de Permanência
- Inclusão indevida no SPC/SERASA
- Protesto indevido
- Constrangimento em cobrança
- Restituição de valores pagos indevidamente